terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Ciganos da Vidigueira

Recentemente tomei conhecimento de uma condição que eu considero deplorável e que ocorre no município da Vidigueira. Este município já por anos tem uma história muito triste na sua relação com os ciganos. Na verdade é tão vergonhoso esta situação que nem sei como descreve-la. Cerca de 12 familias ciganas encontram-se neste momento, e já por vários anos a viver num acampamento que o Sr Presidente do  Município deve achar tratar-se de um Condomínio fechado todo luxuoso!! Porque digo isto?
Bom a história já vem de longe, e é marcada por uma serie de tratamentos xenófobos e ciganofobos aos indivíduos de etnia cigana que lá habitam, mas para não estar a maçar o leitor com um longo texto vou referir-me ao mais recente caso.

De forma a "lidar" com estes 67 indivíduos de etnia cigana, o Presidente do Município resolveu comprar/ceder um terreno situado por detrás do Castelo para ai colocar as 12 familias ciganas que não tinham "pouso legal" no município. Adicionalmente mandou instalar 6 ou 7 torneiras para fornecimento de água potável, e ficou-se por aí. Este sr gosta muito de dizer "no meu município não há ciganos, mas apenas portugueses pobres com os mesmos deveres e direitos que os demais", o que quer dizer com isto? 

Bom para resumir basta dizer que o acampamento encontra-se rodeado de mato onde são bem conhecidas as pragas de ratos e cobras, e recentemente mandou cessar o fornecimento de água ao acampamento. A justificação? Os ciganos não pagavam a água consumida à autarquia.

Alguem precisa urgentemente de explicar a este Sr que o DEVER de pagar a água não é dos ciganos, os quais não tem saneamento básico e não usufruem de um serviço domestico instalado e subscrito à Companhia das Águas! Mas, a água de que os ciganos se serviam era de um fornecimento publico! Cujo pagamento está à responsabilidade da autarquia e não das populações. Estou certo que nas demais torneiras publicas, como fontes e chamariz, nenhum municípede tem de se preocupar em ir à Câmara ou junta de freguesia pagar qualquer tipo de consumo , à parte do consumo que faz em casa e que tem de pagar à Companhia das Águas...
Pois, mas não é só. O sr Presidente tem a ilusão de que aquele terreno é dos ciganos como propriedade privada e por isso são eles que tem de tratar das pragas. Apesar da revolta e indignação dos indivíduos de etnia cigana, que se queixavam a este respeito foi-lhes dadas 6 enxadas! para serem distribuídas aos ciganos e então eles tratarem da limpeza... Faltou dizer a quais ciganos essas enxadas seriam dadas bem como a formação para tratar das pragas? É matar cada bicho à enxadada? Neste acampamento há mulheres grávidas e crianças pequenas...

Pois, mas esta situação chegou aos ouvidos da ERRC (European Rom Rights Center) que escreveu uma carta ao sr Presidente, podem ler o conteúdo dessa carta acedendo aqui: ERRC Appeals to Portuguese Authorities to Restore Water in Romanian Community (versão portuguesa e inglesa).
E em resultado o fornecimento de água foi reposto. Não se sabe até quando continuará esta má vontade por parte das autoridades e população da Vidigueira contra os indivíduos de etnia cigana, mas enquanto houver maldade nos corações desta gente que prefere ver quem está mal, ainda pior, para então assim se vingar da sua situação de vida provocada por outras razões, nada será feito. É urgente mudar a atitude da população não muito amiga deste acampamento e do Sr Presidente que tinha como DEVER o mudar esta situação, mas que ao invés disso apóia a marginalização e discriminação por parte da população de 6000 anti-ciganos( como já li auto-entitularem-se) e ainda faz pior...

Espero que sinceramente o Sr Presidente possa por a mão na consciência e lembrar-se de que os ciganos estão forçosamente sujeitos à pobreza e que mais dia menos dia esse mesmo tipo de pobreza sobrevirá a muitos portugueses não ciganos que se vêem "à rasca" para manter o seu estilo de vida actual, e que fazer então?

Para terminar este post pedi a um individuo de etnia cigana, autor do livro A História do Ciganinho Chico, para comentar dois artigos que encontrei durante a minha pesquisa, com base na sua experiência pessoal e profissional, como mediador. Os artigos são estes:


E a reacção?

«O Sr. presidente da Junta depois da carta da ERRC vem com um discurso de desculpas que não fazem sentido, porque esses ciganos que ele diz carenciados são há longas décadas tratados como cidadãos de quarta categoria, pois têm sido omissos por parte da Câmara e dos seus concidadãos da Vidigueira que os tratam como bichos, basta verem as condições infra humanas onde vivem! Esse Sr. Presidente da Câmara devia ter vergonha no que diz pois parece um senhor da nossa praça política que utiliza estes pregões populistas para convencer que os maus tratos e a omissão aos ciganos seja justa e porque os ciganos só querem direitos e poucos deveres!

Felizmente que existem essas entidades porque há muito que este senhor tinha feito uma vala comum e enterrado vivos os ciganos, sabemos que vontade não lhe falta! Eu sei, que é vergonhoso quando a câmara que preside anda na boca do mundo pelas piores coisas!

Só espero que o ACIDI possa fazer algo depois da carta da ERRC!»
(Bruno Gonçalves)

1 comentário:

MJ FALCÃO disse...

Um pouco de sonho:o circo!
E um abraço

http://falcaodejade.blogspot.com/2011/03/o-mundo-e-maravilhoso.html